segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Santa Paulina




Como é sabido por muitos, no dia 1 de setembro de 2012, na Diocese de Maringá foi instituído uma nova paróquia e tem como patrona Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. 

Quem foi Santa Paulina? Foi a primeira Santa brasileira, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Nasceu na Itália e com apenas 10 anos imigrou para o Brasil com sua família que era muito pobre e sem recursos. Imigraram para o Brasil na esperança de dias melhores. As famílias imigrantes saíram da  Província  de  Trento, cidade de Vigolo Vattaro – Itália, e se estabeleceram em Santa Catarina, Brasil. Na terra que se fixaram deram o nome de sua terra natal Nova Trento. As famílias trabalhavam na terra plantando todo o necessário para viver e  eram muito católicos.

 Desde tenra idade, Santa Paulina pensava em ser Religiosa, mas,   pela distância que vivia e sem recursos não tinha  condições de ir ao convento que se estabelecia em Rio de Janeiro.  Mesmo assim não perdeu a esperança de consagrar-se a Deus e  com sua amiga Virginia Nicolodi, no dia 12 de julho de 1890 fundaram a primeira Congregação do sul do Brasil, de uma forma muito simples e humilde, levando uma mulher cancerosa para cuidar num casebre de 6x4m. A primeira aprovação desta pequena obra se deu no dia 25 de agosto de 1895 e já em 1903 a pequena sementinha da Congregação se expandiu para São Paulo, depois para  o mato Grosso e hoje, 122 anos depois  estamos presentes em dez países.

Santa Paulina, foi beatificada no Brasil em Florianópolis, pelo Papa João Paulo II  no dia 18 de outubro se 1991 e canonizada  no dia  19 de maio de 2002 em Roma também por João Paulo II.


Jovem, se você quer ser também uma seguidora de Santa Paulina, entre em contato conosco: Lar dos Velhinhos, Rua Ponta Grossa, 70 – Maringá – Fone 32275559. Ir. Liamar Maria de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário