segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DESTAQUE VOCACIONAL DO MÊS





SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

BISPO E MÁRTIR


            Inácio fez sua páscoa por volta do ano 107 d.C. Ele gostava de ser chamado de Teóforo, que significa: o que traz Deus. Foi o terceiro bispo de Antioquia, sucedendo São Pedro e Evódio. Seu nome Inácio deriva de “ignis”, que significa: fogo; o que realmente tem tudo com sua vida marcada profundamente por um amor intenso e ardente por Jesus Cristo. Sua vida foi realmente seguir o Salvador até o fim assumindo todas as conseqüências desse ardente amor. Ele tomou a sua cruz e seguiu firmemente sua fé até o fim de sua vida, sofrendo os tormentos do martírio, o qual derramou seu sangue como Cristo.
            Perseguido por Trajano foi levado acorrentando para Roma onde seria morto por não negar a sua fé. E para consolidar ainda mais a fé das comunidades cristãs por onde passava, escreveu várias cartas inflamando a fé dos cristãos, e pedindo que não se afastassem da Tradição Apostólica. Escreveu também uma carta ao bispo de Esmirna São Policarpo. Nessas cartas é que aparecem pela primeira vez as expressões: Cristianismo e Igreja Católica.
            Chegando a Roma para entregar a vida por Cristo, os cristãos da cidade queriam impedir que acontecesse o sacrifício, mas ele mesmo pediu que não o impedissem de entregar a sua vida por causa da fé, testemunhando-a diante das autoridades imperiais. Disse ele: “Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo”.
            Com estas palavras ele se entregou para ser devorado pelos leões, que lhe tiraram a vida neste mundo, mas lhe deram a coroa da vitória, ao lado de todos aqueles que derramaram seu sangue, para que nascessem novos cristãos. A firmeza de sua fé no Cristo Salvador fez que ele se ficasse firme diante dos tormentos do martírio, mas foi também uma testemunha de fé para que os cristãos não desanimassem na fé, e perseverassem firmes até o fim. Uma vocação levada aos extremos da fé naquele que ele acreditou e amou ardentemente. Que nesse Ano da Fé esse testemunho de Santo Inácio de Antioquia nos estimule a fortalecermos cada dia mas a nossa fé, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos.

Pe. César Hipólito - Assessor da PV/SAV Maringá

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário