quarta-feira, 12 de junho de 2013

Discernimento: Transformação , busca de Vida Nova! Um coração mais confiante que busca um ideal e quer viver!







   Em nosso mundo pós- moderno, com tantos apelos, desafios e ofertas,  tudo se torna muito temporário e vulnerável. Por exemplo uma nova invenção nos dias de hoje não dura mais  do que meses e já se busca algo mais  aprimorado  e sofisticado. Diante disto as pessoas também avançam rápido e querem tudo rápido. Vivemos na época do rápido e temporário. E os mais afetados com este cambio de época são os jovens e crianças.


   Onde tudo é temporário como realizar um projeto de vida? Como buscar um caminho, uma proposta de vida? Como trazer Deus presente, diante de tantas propostas nos dias de hoje? É um desafio, mas também não deixa de ser uma riqueza. Temos que saber discernir para ver que passos devemos dar e assim acertar o caminho. 



Mas o que é discernimento?






   É saber separar, dividir, perceber a realidade, como ela é e escolher. É um processo de autentica obediência e requer diálogo, responsabilidade e oração. Busca descobrir a vontade de Deus e a partir daí segui-la de coração.

   É um processo que as vezes leva muito tempo, por isso  saber dialogar e escutar, para bem decidir. O discernimento se realiza na humildade diante de Deus e na disponibilidade para aceitar a sua vontade. Um jovem que está buscando  sua vocação,  seu caminho, convém realizar um bom discernimento e ser acompanhado por alguém mais experiente que lhe ajude nas  decisões que vai tomar, porque  há muitas atrações e distrações  para a juventude de hoje. O orientador acompanha, orienta, sustenta, ajuda a purificar o coração, ilumina e dá segurança,  mas a decisão  final é de cada pessoa. Deus fala ao coração de cada um de cada uma.


 Discernir, portanto, não significa dispor do futuro, como se o conhecêssemos com certeza antecipadamente. Significa saber ler uma direção no presente e que se coloca em coerência com o próprio ser de quem crê e busca algo mais em sua vida. 








Ir. Liamar Maria de Souza, CIIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário